Reencaminho mensagem do arquivista Euler Frank, servidor do Arquivo Publico do DF.
Caros Colegas,
Acabei de conversar com o atual Superintendente do Arquivo Público do DF. O Tema foi a nova estrutura do Arquivo Público, a qual já venho há tempos perguntado qual será essa nova estrutura. E para minha surpresa, o Superintendente me apresentou uma estrutura ao meu entender EQUIVOCADA, ERRADA, DETURPADA e PREJUDICIAL AO GDF. O Arquivo Público do DF deixará de ter a Diretoria de Gestão Documental - que é o setor que toca o SIARDF-Sistema de Arquivos do DF."Segundo ele, isso é uma decisão, não dele, mas de uma" comissão superior" a ele. Quem são os membros dessa"Comssão"..Não me disse.
Enquanto vejo outras instituições do GDF articulando com servidores. No Arquivo Público, isso não acontece. Peço a todos os Arquivista do GDF, do Distrito Federal, do Brasil, quem façam um apelo ao Atual Secretário de Governo do GDF, que é o Deputado Paulo Tadeu, e que é formado em Arquivologia, que intervenha.
Senhores, já há muito que luto no sentido de que o Arquivo Público do DF saísse da Sec. De Cultura e ficasse mais próximo do Governo, e agora que está vinculado a Sec. de Governo, começa a ser desestruturado. Se não acreditam na capacidade profissional dos arquivistas que aqui estão, que busquem informação na UnB, no Arquivo Nacional.
Senhores, faço esse apelo, com vergonha...pois apesar de não ser petista, votei no Agnelo, votei no Paulo Tadeu.....por acreditar ser o certo.....Mas começo a me perguntar.....
Euler Frank - Arquivista