Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos

Publicado el: 25/07/2008 / Leido: 4957 veces / Comentarios: 0 / Archivos Adjuntos: 0

Compartir:

Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos
Parte II

Promoção:
PUC-SP - Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC)
PUC-SP - Programa de Estudos Pós-Graduados em História                 

.: Status:

MATRÍCULAS ABERTAS - Informações 11 3670 3300INFORMAÓÓES REFERENTES AO 2º SEMESTRE

.: Apresentação:

Os arquivos " registros das atividades e da trajetória de entidades e pessoas " são essenciais para a gestão e o funcionamento da administração pública, de empresas privadas, associações, sindicatos etc. Constituem, além disso, patrimônio de indubitável valor para a memória histórica de indivíduos, instituições e grupos sociais. Contudo, para que o acesso às informações que eles contêm seja ágil e eficiente, é preciso conservá-los, organizá-los e elaborar os instrumentos para a recuperação dos documentos. Esses procedimentos exigem formação especializada, que este curso, apresentado em duas partes, se propõe a iniciar.

O alto nível científico estará aliado à ampla experiência que os professores possuem, relacionando constantemente a teoria com aplicações em situações reais de trabalho por eles vivenciadas. Desta forma, não só se falará de procedimentos ideais, mas de dificuldades encontradas e de soluções passíveis de execução. Haverá 4 visitas técnicas (3 opcionais e 1 obrigatória) a arquivos públicos e privados, a fim de que os alunos possam entrar em contato com situações reais de trabalho.

Além disso, o curso contará com o apoio e o acompanhamento do Centro de Documentação da Universidade, por intermédio de seu acervo e de sua equipe técnica.

O curso visa a introduzir o aluno no universo teórico-metodológico da Arquivologia. Assim sendo, caracteriza-se pela ênfase nas aulas teóricas, voltadas para aqueles que necessitam aprender noções básicas da Ciência Arquivística.

Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos - Parte I
A maior parte da carga horária desta parte do curso será dedicada ao núcleo do trabalho propriamente arquivístico: o tratamento documental (incluindo a produção e processamento de registros orais) e a avaliação de documentos. Serão enfocados também a informática e a reprografia aplicadas aos arquivos e os conhecimentos de preservação de documentos essenciais aos arquivistas. Visa igualmente a levar o aluno a refletir sobre o perfil atual do profissional de arquivo e a situação da área como ciência e mercado de trabalho, tanto quanto sobre uma visão e ação gerenciais do trabalho arquivístico.

Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos - Parte II
Este curso, já tradicional, teve seu conteúdo ampliado, a partir deste 2º semestre de 2007, por esta segunda parte, que terá como pré-requisito a realização da primeira, abordará alguns temas específicos, que se constituem em questões de vanguarda da Arquivologia contemporânea, como os relacionados aos documentos eletrônicos, à normalização da descrição e à aplicação de novas tecnologias.

saiba mas sobre o curso:

 http://cogeae.pucsp.br/curso.php?cod=213808&uni=SP&tip=RE&le=E&ID=15

Publicado el: 25/07/2008 / Leido: 4957 veces / Comentarios: 0 / Archivos Adjuntos: 0

Compartir:
Dejar comentario

Comentarios