Comissão da Verdade recebe da Argentina documentos sobre brasileiros perseguidos

Publicado el: 20/04/2013 / Leido: 6359 veces / Comentarios: 0 / Archivos Adjuntos: 0

Compartir:

Comissão da Verdade recebe da Argentina documentos sobre brasileiros perseguidos

  • Coordenador Paulo Sérgio Pinheiro foi a Buenos Aires, onde teve acesso a 66 caixas de documentos
  • Estratégia de colaboração entre as ditaduras dos dois países também será analisada

Janaína Figueiredo, Correspondente

Publicado:19/04/13 - 15h50

Atualizado:19/04/13 - 16h33

BUENOS AIRES — A primeira missão da Comissão Nacional da Verdade à Argentina, encerrada nesta sexta-feira, foi considerada importantíssima por seu coordenador, Paulo Sérgio Pinheiro, que nos próximos meses analisará, junto com sua equipe de pesquisadores, 66 caixas de documentos oficiais entregues pelo governo Cristina Kirchner com informações envolvendo o Brasil, entre 1964 e 1985. A comissão chegou a Buenos Aires com o objetivo de recolher material em poder do Estado argentino e ONGs locais sobre brasileiros que sofreram violações dos direitos humanos na Argentina e, também, argentinos perseguidos no Brasil. Segundo explicou Pinheiro, a comissão também está em busca de arquivos sobre a estratégia de colaboração entre as ditaduras dos dois países, no marco da chamada Operação Condor. Há pouco mais de um mês, O GLOBO informou que a comissão pediria à Argentina informações sobre o desaparecimento de pelo menos 15 brasileiros.

— Está claro que estamos caminhando na dinamização de nossa cooperação bilateral — assegurou o coordenador da comissão, que reuniu-se com altas autoridades do governo argentino, entre elas o ministro das Relações Exteriores, Hector Timermam, cujo pai, Jacobo Timerman, foi sequestrado e torturado pela ditadura que governou a Argentina entre 1976 e 1983.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/comissao-da-verdade-recebe-da-argentina-documentos-sobre-brasileiros-perseguidos-8164322#ixzz2R2roMQPG
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Publicado el: 20/04/2013 / Leido: 6359 veces / Comentarios: 0 / Archivos Adjuntos: 0

Compartir:
Dejar comentario

Comentarios